segunda-feira, março 26, 2007

Salazar: O maior português de sempre!!!

Terminou há instantes o concurso da RTP "O melhor portugês de sempre" e o vencedor, eleito democraticamente, por todo e qualuqer português que desejasse gastar 60 centimos numa chamada de valor acrescentado, foi António Oliveira Salazar.
Confesso que, na minha opinião, o melhor português de sempre é D João II, mas mesmo assim, acabei por utilizar os 3 telefones que disponho para votar no grande vencedor. Tudo por uma única razão: IRRITAR OS COMUNISTAS!!! Quem viu o programa constatou que o meu objectivo foi claramente cumprido. Bastou ver a reacção de Odete Santos após a divulgação dos resultados! Foi lindo!
Aliás, Odete santos brilhou do principio ao fim: Logo na primeira intervenção, soltou um "perdigoto" e passou quase todo o tempo do seu discurso a tentar removê-lo do seu lábio superior. Em seguida gastou todas as suas intervenções - e as interrupções - a atacar António Salazar ao invés de fazer o que lhe pediram que foi defender o seu candidato, Álvaro Cunhal.
Num país que se diz cauterizado pela ditadura, ver quase todos os convidados do programa a CENSURAR a própria nomeação de Salazar, faz-me repensar sobre o conceito de democracia. Acho mesmo irónico Odete Santos tentar comparar o incomparável: Salazar vs Cunhal.
Alvaro Cunhal não passou de um líder de banacada, de partido, nunca esteve no poder. Salazar esteve e, por mais defeitos que tivesse, foi o único que punha os interesses do país à frente dos seus interesses, que fez com que portugal crescesse mais do que alguma vez cresceu e que deixou um legado financeiro que foi esbanjado pelos seus sucessores pós 25 de Abril! Mas se Cunhal chegasse ao poder como seria?! Se bem me recordo, as suas influências eram os regimes totalitaristas Russos, ou seja "se não és comunista vais preso!" Hum... Onde é que eu já ouvi criticar este tipo de governo?!!!
Gostem ou não a vitória foi expressiva - 41% em 210 mil votantes - e vem provar que, afinal, não adiantou de nada as diversas manobras que, mesmo a própria RTP tentou fazer contra Salazar. Os mais atentos certamente se aperceberam que o programa em que Nogueira Pinto (muito bem) defendeu e ex-estadista foi para o ar muito mais tarde que os outros todos. Os outdoors de Salazar apresentavam a questão "ditador ou salvador?", contendo o defeito antes da virtude, ao contrário dos restantes.
Salazar pode não ter sido o melhor português de sempre, mas foi sem dúvida o melhor político português de sempre em termos de honestidade e convicções, que punha os interesses da pátria à frente de tudo o resto. Governou sempre com o ituito de protejer o que Afonso Henriques conquistou e (nas colónias) defender, o que o D. Henrique idealizou, D. João II exponenciou, e Camões cantou!
VLT

2 Comments:

Blogger Grimble Gromble said...

Cá estou eu outra vez a fazer um novo coment... ;)
tudo o que tu disseste esta correcto e não mudava nada nesse post. realmente foi o melhor politico de sempre, e fez o nosso pais andar para a frente numa época em que JÁ ESTAVA atrás de outros...só acrescentaria uma coisa nesse teu post, que com o excesso de poder a maior parte das pessoas muda...e ele mudou...e foi nessa altura que estragou a cena dele toda...
tenho dito fica bem


Nanook the Beast

10:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

quem quer comprar carne de 1ª qualidade é favor de me contactar...vendemos carne fresca do sudoeste asiático.Carne tenra e fresca ( ainda menores)de primeira mão, sem doenças contaminadas, algumas ainda usa fraldas....vitório é prova de qualidade. também tenho bom vinho, da terra do meu avô, loucor beirão acompanhado com o chouriço português do meu avô...ainda tenho pra vender os meus tomates, ainda virgens e frescas...acompanha de suco bem doce...pois confeço que tenho diabetes, ainda vendo em saldos bananão bem grande de de marca tiu monte, acreditam que nunca virão banana tão grande e rígida, também acompanhada de suco que é especialidade da casa...não esqueçam que também tenho chourição (dos grandes)à venda e tão boa qualidade que até se vibram...fazemos entregas ao domicílio...para terminar apresento-vos o meu chouricao de burro, directamente do meu quintal sempre de melhor qualidade, e garanto-vos quevao ficar mais espertos depois de comer chouricao de burro

saudações

2:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home