segunda-feira, abril 25, 2005

Foi à 31 anos que aconteceu o 25

Faz hoje 31 anos que sucedeu um acontecimento incontornável da história do nosso país. A maior parte dos portugueses que viviam no chamado "antigo regime" dizem que o 25 de Abril de 1974 foi o melhor que aconteceu no país naquela altura. Não vou discutir isso porque já nasci depois "dos cravos", logo não posso comparar por mim próprio. O que considero é que esta revolução não deixa de ter tido consequências negativas para o nosso pequeno país; e algumas contradições também.
Desde esse dia, é proibido ao cidadão português assumir-se como fascista e nenhum partido, por melhores condições que tenha para se formar, não é aprovado se for assumidamente de extrema direita e/ou nacionalista. Ora, eu pensava que o 25 de Abril tinha como propósito, entre outros, devolver a liberdade de expressão ao povo e permitir que cada um pudesse viver as suas ideologias políticas da forma que entendesse como a correcta. Ou não era para ser assim?!
Desde esse dia, terminou a guerra colonial e, nos países onde ela decorria, os portugueses foram roubados, maltratados e escorraçados. Hoje, como os habitantes desses países não aprenderam a governar sozinhos e estão na miséria, vêm para Portugal - alguns para roubar, para matar e para tirar empregos e regalias aos portugueses - e nós recebêmo-los de braços abertos!
Desde esse dia começámos a ser mais e mais invadidos por outras culturas, por outros investidores, por outros mercados e provavelmente hoje o amor que o português tem pelo seu país só se nota quando se pinta de verde e vermelho e vê um jogo da Selecção.
Desde esse dia, pode-se dizer e fazer na rua quase tudo o que se quiser. Mas, se calhar, antes desse dia, os filhos não insultavam os pais, os namorados não se expunham tanto nas ruas, os estudantes não mostravam os seus rabos nas manifestações, os muros não estavam repletos de palavrões, frases e desenhos sem nexo algum, os professores eram respeitados e os polícias também.
Bem sei que alguém se pode lembrar de fazer um texto onde os parágrafos, ao invés de começarem por "Desde esse dia", comecem por "Antigamente", mostrando o que de errado acontecia e que foi melhorado após a revolução. Eu não defendo nem um regime nem o outro, porque, como já referi, apenas vivi neste. Mas, pelo que tenho ouvido, lido e visto, considero que Portugal passou do 8 para o 80 de um dia para o outro. É quase como uma pessoa que nunca teve dinheiro, acordar milionária.
Foi à 31 anos... Como é que estamos hoje?! Será preciso mudar alguma coisa?! Se sim, o quê?! Como patriota que sou, convido todos os meus leitores a reflectirem um pouco sobre o que pensam do nosso país e o que acham que deve ser feito. O país não necessita de outra revolução, se tão só todos os portugueses se unam, intervenham e lutem por um país melhor, com uma vida melhor para todos os seus cidadãos. VIVA PORTUGAL!
VLT