quarta-feira, março 23, 2005

Resposta: Nacionalismo vs Xenofobia

A interactividade inerente aos blogs permite que comentários e questões acerca dos artigos sejam colocados. Como entendo que nenhuma questão deve ficar sem resposta, passo a responder à que foi levantada por "Freddy" no post anterior. Este nosso leitor perguntava se "o nacionalismo e xenofobia estão de novo na moda". Sinto-me na obrigação de responder, para que não restem dúvidas sobre determinadas posições dos elementos que compõem este blog. Nenhum de nós é xenófobo e esta é uma atitude que condenamos. Por outro lado, este blog não é um blog pro-nacionalista, embora alguns de nós nos identifiquemos com este movimento, o que, por vezes, se reflete nos textos que escrevemos.
Sobre o nacionalismo estar ou não na moda, considero que nunca devia ter deixado de estar. Se pensarmos bem, se o sentimento nacionalista estivesse patente em todos os portugueses, provavelmente produziriam aqui o mesmo que são capazes de produzir no estrangeiro - como imigrantes - e a evasão fiscal seria bem menor. E estes são só dois exemplos dos benefícios que este sentimento traria para o nosso país. Creio que o nosso leitor sabe distinguir claramente nacionalismo de xenofobia e que é possível alguém ser nacionalista não sendo, ao mesmo tempo, xenófobo. Nunca se defendeu aqui a discriminação e actos de violência contra pessoas de outra raças, etnia ou nacionalidade (isso sim seria xenofobia). Mas também não se pode negar que a maioria dos imigrantes são nocivos para o nosso país (mais miséria, menos emprego, mais criminalidade, perda de identidade, etc), daí que, noutros posts, já tenhamos chamado à atenção para a necessidade de uma intervenção das autoridades - do governo às forças policiais - na questão da imigração. Perante o que aconteceu na Cova da Moura - e que vai acontecendo em muitos locais, infelizmente - não é possível um portugês genuíno ficar indiferente. Isto veio mostrar que a situação está a ficar descontrolada e que é preciso tomar medidas. Uma dessas medidas passa pelo repatriamento de todos os indivíduos que não tenham qualquer tipo de utilidade para o país e/ou que se envolvam em actividades criminosas. Isto é a opinião de um nacionalista, que quer o melhor para o país. Consideram isto xenofobia?!
VLT

2 Comments:

Blogger Freddy said...

Obrigado pela resposta e quero desde já esclarecer q n estava a acusar ninguém deste deste blog de o ser.Apenas o fiz devido ao facto de em grande parte dos blogs q visitei entre ontem e hoje se fala deste assunto, alguns c forte tendência nacionalista e alguns mesmo racista e xenófoba.
Sou nacionalista como qqeur português devia ser e como tu afirmas e mto bem.Gostar e ter orgulho no país n é só em europeus de futebol mas sempre.Agora racismos e xenofobias, n alinho nisso.
Felizmente ou n, é uma realidade cada vez mais presente no nosso país.Desde q sejam calmos e pacíficos.
Grande abraço da Zona Franca

4:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom texto, apesar de já ter uns anos esta questão é mais actual que nunca.

A violência causada pelos imigrantes é cada vez maior e a crise começa a levantar a questão do nacionalismo e xenofobia um pouco por toda a Europa. Afinal, se os empregos não chegam para todos, será assim tão errado reclamar que os nacionais tenham preferência?

11:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home