segunda-feira, março 21, 2005

Com este sol tá-se bem é no shopping!

Tendo em conta que a economia do nosso país se encontra num estado considerado crítico, é de estranhar que o que mais se constrói em Portugal são... Shoppings!!! Não são hospitais, nem escolas... São shoppings! Gigantescas superfícies comerciais capazes de albergar uma quantidade enorme de gente desocupada. Na minha opinião um seria suficiente, até porque as lojas são sempre as mesmas. Mas tá bem! Um por esquina também não é mau! Já repararam na quantidade de shoppings que existem só na zona do Grande Porto?
Eu não posso criticar quem gosta de frequentar esses meios; quando posso também aproveito para lá fazer umas comprinhas. Há também outro factor que me leva a ir muitas vezes ao shopping, que é a boa disposição com que saio de lá: Quem não de diverte a observar aquelas pessoas que passam lá as tardes de Domingo, faça chuva ou faça sol?! E a maior parte dessa gente vai lá fazer o quê?! Comprar?! Se assim fosse, era normal, mas não... Vão lá, imagine-se, só para ver as montras... E depois entretêm-se a criticar os preços a tarde toda.
Certamente vocês já estão a ver de quem falo: aquelas gordas vestidas com uma T-shirt da "Lima Móveis" (ou outra parecida) até ao joelho e umas calças de licra, tamanho 38, apenas devido à elastecidade do tecido. Depois temos os maridos, que normalmente são tratados por "Tóne", "Nel" ou o tradicional "Mor"; que se apresentam devidamente equipados com o seu fato-treino da "Espuma", uma camisa de flanela castanha, uns sapatos de gala (que brilham mais que um diamante) e um cabelo (ou o que resta dele) cheio de brilhantina, puxado para trás. Como se isto já não fosse suficientemente divertido, vem agora a parte hilariante, que são os diálogos que se criam aquando da observação de algumas montras:
Começa ela: - Ó mor, olha-me o preço daquelas botas... 150 euros?!
Ao que ele responde: - Pois é, meu torraosinho, com esse dinheiro comprava quinze pares iguais ali na feira dos Carvalhos!
- Ai mor! Vê aqui estas calças Levis a 80 euros...
- Levis?! Compra antes umas pesadas!
Típico não?! O que eu quero dizer, com isto tudo, é que as nossas prioridades estão um pouco trocadas. Em vez de se investir no que que realmente importa - saúde, educação, etc - continuamo-nos a deixar levar pelo nosso consumismo desmedido. Se continuamos assim nunca vamos deixar de ser uns tesos... Bem, pelo menos temos estilo!!!
GST