domingo, fevereiro 20, 2005

Comentário aos resultados das legislativas

"Lá vem ele outra vez com a política!" Pensarão uns. "É importante este comentário." Dirão outros. A verdade, amigos leitores, é que o resultado destas eleições merece um comentário final.
O grande derrotado destas eleições foi o PSD. Mas, não obstante, a maioria dos seus militantes, a esta hora, até devem sentir uma pontinha de satisfação. Afinal, a demissão de Santana Lopes deve estar para acontecer a qualquer momento.
O CDS-PP foi vítima de uma contradição, por ele mesmo criada. Um partido que se bate pela família, nunca devia ter dado tão mau exemplo às mesmas, associando-se a más companhias. Que pai de família vota num partido que um dia defende os bons princípios familiares e que no outro se diz parceiro de Santana Lopes?
A CDU provou que ainda está viva. Jerónimo de Sousa surpreendeu muita gente e inovou num partido faminto de ideias novas. Aquela de ter saído do debate, a contas com uma rouquidão inesperada, foi uma ideia que certamente lhe valeu muitos votos. O debate foi tão fraquinho, que o maior beneficiado foi aquele que menos falou.
O Bloco de Esquerda teve o seu melhor resultado de sempre, o que mostra que o número de toxicodependentes tem aumentado nos últimos anos.
Por fim, o grande vencedor, o PS. Atinge a maioria sem prometer quase nada. E agora? A oposição vai criticar o quê? Vai reclamar quais promessas? A ver vamos é se, não prometer, foi estratégia para não ter de aturar a oposição, ou se, na realidade, José Sócrates não sabe o que vai fazer.
VLT